quarta-feira, 16 de junho de 2010

FINAL DE SEMESTRI , FICA AQUI REGISTRADO O CONCEITO SAÚDE E DOENÇA


BOM O QUE SE ENTENDE SOBRE ESTE ASSUNTO , DURANTE A CADEIRA DE PATOLOGIA FIZ ALGUMAS OBESERVAÇÕES QUE ATÉ ENTÃO NÃO HAVIA PERCEBIDO , NO PROCESSO SAÚDE ,NOSSO PROF FLÁVIA COMO SEMPRE MUITO DINÂMICO EM SUAS AULAS ME FEZ REFLETIR BASTANTE SOBRE O ESTADO REAL DO PROCESSO BEM ESTA , EM SAÚDE , FIQUEI PENSANDO MUITO Á RESPEITO ,O QUÊ SERIA REALMENTE SAÚDE. SERIA APENAS a manutenção da morfostase e homeostase".referem-se, respectivamente, ao equilíbrio da forma e da função. Portanto, pode-se dizer que no estados de saúde, as reações energéticas do organismo ocorrem respeitando padrões de tempo, de local e de intensidade que indicam estados de normalidade dessas reações. As reações que obedecem esses padrões de normalidade são denominadas Reações Homólogas. As reações homólogas são assim chamadas por serem comuns a todos os indivíduos de uma determinada espécie, podendo-se determinar, com isso, suas formas e funções normais.

ENTÃO Já o termo "doença" pode ser compreendido como:
A doença é resultado da ação de uma agressão que leva a uma alteração não compensada da homeostase e ou da morfostase."com isso podemos falar de REAÇÕES HETERÓLOGAS
distanciamento dos padrões de normalidade e o estabelecimento do processo patológico são norteados por reações ditas Heterólogas (diferentes na origem e na estrutura), ou seja, que são resultado da alteração das reações homólogase que modificam, assim, o estado normal do organismo. Compreendem, portanto, alterações no tempo, no local e na intensidade das respostas corpóreas a agressões, subdividindo-se, assim, em:

1) - reações de heterocronia: o tempo de resposta do organismo é alterado. Um exemplo clássico de heterocronia seriam os casos de crianças com 5 anos que já apresentam pêlos na face.
2) - heterotopia: quando há o aparecimento de um tecido em um local onde não é comumente encontrado. A presença de glândulas sebáceas (Grânulos de Fordyce) na mucosa bucal pode servir como exemplo de heterotopia.
3) - heterometria: alteração na intensidade da resposta do organismo: Ex.: O aumento da quantidade de muco nas vias respiratórias, fato comum de estados gripais, é uma manifestação corpórea rotineira e que também constitui uma reação heteróloga.



Para se iniciar qualquer especulação sobre os processos patológicos e suas reações heterólogas é necessário, de início, discutir sobre a Etiopatogenia da doença, ou seja, sobre a relação da sua causa (etiologia) com a sequência de acontecimentos resultantes como respostas às agressões (patogenia). Dependendo do modo de como os tecidos processam suas transformações morfológicas e funcionais em busca de saúde, a patogenia, ou mais especificamente, o caráter das respostas corpóreas às agressões pode ser de três tipos:

a) Submissão passiva: o tecido não dispensa energia (ATP) nas alterações morfológicas e funcionais consequentes à agressão, ou seja, participa passivamente. As Degenerações e Infiltrações pertencem a esse grupo.

b) Submissão ativa: o tecido participa ativamente em sua resposta à agressão, isto é, há um gasto de energia (ATP) para alcançar a morfostase e a homeostase. Nesse grupo, insere-se a Inflamação.

c) Submissão adaptativa: o tecido adapta-se à agressão, ora às custas do gasto de energia, ora passivamente. As Alterações de Crescimento e as Neoplasias encaixam-se nesse grupo.

Essa classificação dos processos patológicos usando como parâmetro seus níveis energéticos, e não somente suas transformações morfológicas, vai de encontro à nossa metodologia de divisão didática de Patologia Geral CITADO POR O PROFESSOR DR FLÁVIO .


ENTÃO ME DESPERSO DA CADEIRA DE PATOLOGIA COM ACOMPREENÇÃO FANTASTICA DO PROCESSO PATOGÊNICO .
Publicado por Debora rejane


3 comentários:

  1. Debora, me desculpe.
    Mas estou realmente preocupado, antes de escrever sobre medicina, vai ler um pouco para melhorar a escrita: SEMESTRI e ACOMPREENÇÃO?
    E que texto é este? São suas palavras? Se não não, cada a fonte?
    Nem dá para agreditar que vc está na faculdade.

    ResponderExcluir
  2. Valeria Miguel Ángel Dos EUA ... Estou tão feliz em compartilhar este grande testemunho aqui, que eu estava diagnosticando o câncer de cólon no estágio IV. Eu estava procurando uma solução na internet e, milagrosamente, me deparei com o Dr. Itua, o poderoso herbalista que curam numerosas doenças, como câncer de tireóide, câncer uterino, fibróide, angiopatia, ataxia, artrite, escoliose lateral amiotrófica, tumor cerebral, fibromialgia, toxicidade por fluoroquinolona , Câncer de cabeça e pescoço, linfoma de Hodgkin
    Câncer intestinal, Câncer renal, Hpv, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos
    Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de sinusite, Hepatite A, B / C, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer pancreático, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer testicular, Doenças de Tach, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de garganta,
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresesclerose, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, Parkinson, Als, carcinoma adrenocortical Mononucleose infecciosa. , então entrei em contato com ele com base nos depoimentos que estou vendo sobre ele na internet. Também fui curado por ele. Por favor, entre em contato hoje mesmo por e-mail, pois ele pode ajudá-lo .. drituaherbalcenter @ gmail.com e seus medicamentos à base de plantas definirão você está livre de qualquer doença humana, tudo obrigado ao Dr. Itua por sua gentil ajuda em minha vida, seu número de celular Whatsapp. + 2348149277967

    ResponderExcluir