quarta-feira, 16 de junho de 2010

FINAL DE SEMESTRI , FICA AQUI REGISTRADO O CONCEITO SAÚDE E DOENÇA


BOM O QUE SE ENTENDE SOBRE ESTE ASSUNTO , DURANTE A CADEIRA DE PATOLOGIA FIZ ALGUMAS OBESERVAÇÕES QUE ATÉ ENTÃO NÃO HAVIA PERCEBIDO , NO PROCESSO SAÚDE ,NOSSO PROF FLÁVIA COMO SEMPRE MUITO DINÂMICO EM SUAS AULAS ME FEZ REFLETIR BASTANTE SOBRE O ESTADO REAL DO PROCESSO BEM ESTA , EM SAÚDE , FIQUEI PENSANDO MUITO Á RESPEITO ,O QUÊ SERIA REALMENTE SAÚDE. SERIA APENAS a manutenção da morfostase e homeostase".referem-se, respectivamente, ao equilíbrio da forma e da função. Portanto, pode-se dizer que no estados de saúde, as reações energéticas do organismo ocorrem respeitando padrões de tempo, de local e de intensidade que indicam estados de normalidade dessas reações. As reações que obedecem esses padrões de normalidade são denominadas Reações Homólogas. As reações homólogas são assim chamadas por serem comuns a todos os indivíduos de uma determinada espécie, podendo-se determinar, com isso, suas formas e funções normais.

ENTÃO Já o termo "doença" pode ser compreendido como:
A doença é resultado da ação de uma agressão que leva a uma alteração não compensada da homeostase e ou da morfostase."com isso podemos falar de REAÇÕES HETERÓLOGAS
distanciamento dos padrões de normalidade e o estabelecimento do processo patológico são norteados por reações ditas Heterólogas (diferentes na origem e na estrutura), ou seja, que são resultado da alteração das reações homólogase que modificam, assim, o estado normal do organismo. Compreendem, portanto, alterações no tempo, no local e na intensidade das respostas corpóreas a agressões, subdividindo-se, assim, em:

1) - reações de heterocronia: o tempo de resposta do organismo é alterado. Um exemplo clássico de heterocronia seriam os casos de crianças com 5 anos que já apresentam pêlos na face.
2) - heterotopia: quando há o aparecimento de um tecido em um local onde não é comumente encontrado. A presença de glândulas sebáceas (Grânulos de Fordyce) na mucosa bucal pode servir como exemplo de heterotopia.
3) - heterometria: alteração na intensidade da resposta do organismo: Ex.: O aumento da quantidade de muco nas vias respiratórias, fato comum de estados gripais, é uma manifestação corpórea rotineira e que também constitui uma reação heteróloga.



Para se iniciar qualquer especulação sobre os processos patológicos e suas reações heterólogas é necessário, de início, discutir sobre a Etiopatogenia da doença, ou seja, sobre a relação da sua causa (etiologia) com a sequência de acontecimentos resultantes como respostas às agressões (patogenia). Dependendo do modo de como os tecidos processam suas transformações morfológicas e funcionais em busca de saúde, a patogenia, ou mais especificamente, o caráter das respostas corpóreas às agressões pode ser de três tipos:

a) Submissão passiva: o tecido não dispensa energia (ATP) nas alterações morfológicas e funcionais consequentes à agressão, ou seja, participa passivamente. As Degenerações e Infiltrações pertencem a esse grupo.

b) Submissão ativa: o tecido participa ativamente em sua resposta à agressão, isto é, há um gasto de energia (ATP) para alcançar a morfostase e a homeostase. Nesse grupo, insere-se a Inflamação.

c) Submissão adaptativa: o tecido adapta-se à agressão, ora às custas do gasto de energia, ora passivamente. As Alterações de Crescimento e as Neoplasias encaixam-se nesse grupo.

Essa classificação dos processos patológicos usando como parâmetro seus níveis energéticos, e não somente suas transformações morfológicas, vai de encontro à nossa metodologia de divisão didática de Patologia Geral CITADO POR O PROFESSOR DR FLÁVIO .


ENTÃO ME DESPERSO DA CADEIRA DE PATOLOGIA COM ACOMPREENÇÃO FANTASTICA DO PROCESSO PATOGÊNICO .
Publicado por Debora rejane


2 comentários:

  1. Debora, me desculpe.
    Mas estou realmente preocupado, antes de escrever sobre medicina, vai ler um pouco para melhorar a escrita: SEMESTRI e ACOMPREENÇÃO?
    E que texto é este? São suas palavras? Se não não, cada a fonte?
    Nem dá para agreditar que vc está na faculdade.

    ResponderExcluir