quarta-feira, 10 de março de 2010

FALANDO DA HISTORIA DAS COISAS



DEPUTADO FEDERAL PROFERE DISCURSO EM FAVOR DA JORNADA DE 30 HORAS DA ENFERMAGEM



Após receber membros de entidades representativas da Enfermagem, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) proferiu discurso no plenário da Câmara de Deputados em favor do P.L. 2295/2000, que institui a redução da jornada de trabalho de enfermeiros para 30 horas semanais. Na oportunidade, fez um apelo ao presidente Michel Temer e aos líderes de todos os partidos para que a votação do projeto entre na pauta da Casa.

O parlamentar acompanhou entidades como o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde(CNTS) e o Sindicato de Enfermeiros do Estado de São Paulo, em reuniões com o secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Antonio Roberto Lambertucci, que representou o ministro Luiz Dulci; e com o líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Estes ouviram os argumentos apresentados em favor do projeto e se comprometeram em
ajudar na sua viabilização.


Confira o discurso na íntegra:


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,


acabo de sair de duas audiências: uma com o Secretário-Executivo da Secretaria Geral da Presidência, Sr. Antonio Roberto Lambertucci, e outra com o Líder do Governo, Deputado Cândido Vaccarezza. Em companhia de dirigentes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo - COREN, do Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEN, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde - CNTS e do Sindicato de Enfermeiros do Estado de São Paulo, fomos levar a reivindicação das entidades representativas dos enfermeiros para a diminuição da jornada de 44 horas
para 30 horas semanais.


Muitos Municípios, muitos Estados e a própria União adotam a jornada de 30 horas semanais para os enfermeiros. Apenas alguns segmentos privados ainda não a adotam - alguns há em que a jornada é de 12 horas; em outros, em que é de 24 horas. Trata-se de
categoria que trabalha numa atividade insalubre, perigosa, de alta rotatividade, de grande absenteísmo e que gera muito estresse. Formada majoritariamente por mulheres, quase 85% dos 1 milhão e 400 mil profissionais da categoria são mulheres, às vezes com 2 vínculos empregatícios e ainda no comando de suas respectivas famílias.

Daí, Sr. Presidente, a importância do apoio da bancada feminina desta Casa a essa reivindicação. Meu apelo ao Presidente Michel Temer e aos Líderes de todos os partidos é no sentido de que pautem a votação desse projeto, uma vez que já está pronto para vir a
plenário, e que ele seja afinal aprovado, para que essa categoria, que atende a todos em qualquer momento da vida, possa ser prestigiada no que lhe é mais caro: uma jornada adequada de trabalho, para que continue prestar bons serviços à sociedade brasileira.

Por isso, solicito a votação do PL nº 2.295, de 2000, do Senado Federal, ainda neste semestre.

Muito obrigado, Sr. Presidente.



QUEM NÃO SE COMUNICARRR SE TROMPICA!!!!!!

*********************

OUTRAS NOTICIAS

Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra gripe A

O Ministério da Saúde anunciou que incluirá na estratégia de vacinação contra a gripe A, adultos saudáveis de 30 a 39 anos. Esta faixa etária, que representa mais de 29 milhões de pessoas no país, participará da quinta etapa da campanha, de 10 a 21 de maio. A definição da nova faixa etária considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles já priorizados nas etapas anteriormente definidas.

A partir de março, em datas distintas, serão vacinados também trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses), população de 20 a 39 anos e doentes crônicos. A expectativa é imunizar um total de 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica, além da vacinação de 19 milhões de idosos contra a gripe comum.

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE


A Obesidade é responsável por 19% dos casos de câncer no Brasil

A combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e constam no novo relatório Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física. O Inca é um dos principais parceiros da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) no Projeto FLV (incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras), iniciativa que vai a o encontro de políticas para a melhoria da qualidade de vida, segurança e qualidade alimentar.

Os números revelam ainda que 41% dos tumores de estômago, 34% de pâncreas e 37% de cólon e reto (partes do intestino grosso) poderiam ser evitados por meio da combinação exercício físico/combate à obesidade. No total, 19% de todos os cânceres poderiam ser evitados assim. No caso específico de 11 tumores, este percentual chega a 30%: boca, faringe, laringe, esôfago, pulmão, estômago, pâncreas, vesícula, fígado, intestino grosso (colorretal); mama, endométrio e rim. Apenas o controle do peso consegue evitar 13% desses tipos de tumores.


O resumo chama a atenção para medidas simples de serem adotadas pela população na maioria das regiões brasileiras: consumo de água potável, cuidado com a higiene e a conservação dos alimentos. Recomenda investimento em educação alimentar desde a infância e a ampliação e divulgação dessas práticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Levando em conta a porcentagem prevenível de seis tipos de câncer apenas com alimentação saudável, prática de exercícios e controle do peso, o SUS deixaria de gastar, em um único ano, R$ 84.210,688,00.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer

PUBLICADO POR

DEBORA REJANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário