segunda-feira, 8 de março de 2010

Câncer de Mama





Célula de Cancer de Mama


Fatores de risco


O risco de desenvolvimento de câncer da mama é de 10,2%, mas o risco de morte pela doença é de apenas 3,6%. A maior parte deste risco ocorre após os 75 anos. Por exemplo, o risco de 10% durante a vida é baseado em análises atuariais e calculado até os 110 anos. O risco cumulativo para a doença em qualquer período de 20 anos é consideravelmente menor; riscos cumulativos Ý 40% são raros, mesmo para os grupos de alto risco.
Uma Hx familiar de câncer da mama em um parente de 1° grau (pais, irmãos, filhos) Ý 2-3 vezes um risco de desenvolver a doença, mas uma Hx em parentes mais distantes Ý apenas levemente o risco. Estudos mostraram que parentes de mulheres com câncer da mama bilateral ou em quem o câncer foi Dx antes da menopausa estão sob maior risco da doença, mas outros estudos não confirmaram estas observações. Portanto, é improvável que qualquer contexto de Hx familiar esteja associado a uma probabilidade Ý 30% de desenvolver câncer da mama antes dos 75 anos.
As mulheres com maio risco de desenvolver câncer da mama são aquelas com uma Hx de câncer da mama in situ ou invasivo. O risco de desenvolver câncer na mama contralateral após mastectomia é de 0,5-1,0% ao ano.
Mulheres com menarca precoce, menopausa tardia e 1° gravidez tardia estão sob maior risco. Mulheres com 1° gravidez após os 30 anos podem estar sob maior risco do que as nulíparas. Embora tenha sido demonstrado que uma Hx de doença fibrocística Ý risco, este é um Dx histológico impreciso, com pouco significado. Entre as mulheres que foram submetidas a biópsia para condições benignas da mama, o risco Ý parece estar limitado àquelas com um quadro de proliferação ductal, e mesmo neste caso, o risco é moderado, exceto em mulheres com hiperplasia atípica ou Hx familiar (+). Mulheres com nódulos múltiplos na mama, mas sem confirmação histológica de padrões de alto risco não devem ser consideradas em risco maior.
A maioria dos estudos não mostram associação entre ACHOs e o câncer da mama, mas o uso prolongado (Ý 4 anos) antes da 1° gestação pode Ý risco. Da mesma forma, o uso de TRH com estrogênio pós-menopausa parece Ý risco discretamente, mas apenas após 10-20 anos de exposição. Não se sabe se o uso de um esquema cíclico de estrogênio-progestina tem algum efeito sobre o risco.
As evidências indicam que fatores ambientais, como dieta, desempenham um papel, promovendo o crescimento de câncer da mama, mas não existe uma evidência conclusiva de que uma dieta particular (gorduras) esteja mais associada a doença. Mulheres obesas pós-menopáusicas têm risco Ý , mas nenhuma evidência mostra que a modificação da dieta ß este risco. A exposição à Rxt antes dos 30 anos também Ý risco.
publicado por Debora rejane



Nenhum comentário:

Postar um comentário