quarta-feira, 31 de março de 2010

Classificação da inflamações

-> Inflamações agudas
Resposta inflamatória imediata e inespecífica do organismo diante da agressão.
A inflamação aguda é dita imediata por se desenvolver no instante da ação do agente lesivo, e inespecífica por ser sempre qualitativamente a mesma, independentemente da causa que a provoque.
Se caracteriza por cinco sinais cardinais:
  • Rubor;
  • Calor;
  • Tumor;
  • Dor;
  • Perda de função.
O rubor e o calor são o resultado de um aumento da circulação na área inflamada. O tumor é a consequência do aumento loc al do líquido intersticial e a dor depende do acúmulo, no local, de substâncias biológicas que atuam sobre as terminações nervosas. A perda de função é a consequência do somatória de vários fatores, especialmente do edema e da dor.
-> Inflamações crônicas
Reação tecidual caracterizada pelo aumento dos graus de celularidade e de outros elementos teciduais mais próximos da reparação, diante da permanência do agente agressor.
A inflamação crônica é sempre precedida pela inflamação aguda, processo em que se desenvolvem as fases inflamatórias anteriormente citadas como o intuito de eliminar o agente agressor.
Clinicamente, nas inflamações crônicas não se observam os sinais cardinais característicos das reações agudas. Porém, todas as alterações vasculares e exsudativas que originam esses sinais clínicos continuam acontecendo, culminando com o destaque da última fase inflamatória, a fase produtiva-reparativa.
POSTADO POR BALBINA LÍDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário